Blog

Transtorno Esquizoafetivo: o que é, sintomas e tratamento

Transtorno Esquizoafetivo: o que é, sintomas e tratamento

Conforme DSM V (2010, p.), o diagnóstico de transtorno esquizoafetivo baseia-se em uma avaliação de um período ininterrupto da doença durante o qual o indivíduo continua a exibir sintomas ativos ou residuais da doença psicótica.

Embora não necessariamente, o diagnóstico costuma ser feito durante o período da doença psicótica.

Abaixo são listados os critérios diagnósticos, conforme DSM V (2010):

  1. Um período ininterrupto de doença durante o qual há um episódio depressivo maior ou maníaco concomitante com o Critério A da esquizofrenia.
    Nota: O episódio depressivo maior deve incluir o Critério A1: humor deprimido.
  2. Delírios ou alucinações por duas semanas ou mais na ausência de episódio depressivo maior ou maníaco durante a duração da doença ao longo da vida.
  3.  Os sintomas que satisfazem os critérios para um episódio de humor estão presentes na maior parte da duração total das fases ativa e residual da doença.
  4.  A perturbação não pode ser atribuída aos efeitos de uma substância (p. ex., droga, abuso de medicamento) ou a outra condição médica. I Determinar o subtipo:
    295.70 (F25.0) Tipo bipolar: Esse subtipo aplica-se se um episódio maníaco fizer parte da apresentação. Podem também ocorrer episódios depressivos maiores.

295.70 (F25.1) Tipo dépressivo: Esse subtipo aplica-se se somente episódios depressivos maiores fizerem parte da apresentação.

Referência Bibliográfica

DSM 5. Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª Edição. Lisboa: Climepsi Editores. Baldwin, R.C. (2010).

Relacionados

 Compulsão Alimentar

Compulsão Alimentar

Anorexia Nervosa

Anorexia Nervosa

Bulimia Nervosa

Bulimia Nervosa

Transtorno Dissociativo de Identidade

Transtorno Dissociativo de Identidade

Transtornos de Adaptação

Transtornos de Adaptação

Pessoa se olhando no espelho

Transtorno Dismórfico Corporal