“Minha mente e minha vida estão uma bagunça. Muitas vezes não consigo organizar meu trabalho ou outras atividades próximas, assim como os outros adultos que conheço.” (Barkley, 2023)
“Eu sei que passo de uma coisa para outra e de um projeto para outro, e isso me leva as pessoas com quem tenho que trabalhar são loucas. Mas tenho que fazer as coisas assim que penso nelas, porque se eu não fizer isso, vou esquecê-los e eles nunca serão concluídos.” (Barkley, 2023)
“Quando criança, sempre fui eu quem tinha dificuldade em ficar parado e tinha tudo isso energia e não tenho ideia do que fazer com ela. Sempre me senti um pária e odiei isso. EU lembro de ter que ir à enfermaria todos os dias para tomar meus remédios - era o pior sentimento! Ninguém queria ser meu amigo porque eu não me encaixava no grupo. Nunca serei a garota quieta, calma e reservada na multidão. Eu sou tão extrovertido, às vezes alto (OK, com mais frequência do que eu gostaria de admitir), intenso, um tanto nerd, garota sarcástica e engraçada que de repente todo mundo gosta de ter por perto.” (Barkley, 2023)
As experiências sobre as quais você acabou de ler parecem familiares? Estas são as vozes de adultos com TDAH. O primeiro comentário atinge o cerne do que é o TDAH. É uma descrição sucinta dos sérios problemas de gerenciamento de tempo que o TDAH enfrenta. Isso porque os adultos com TDAH parecem cegos ou míope em relação ao futuro. Eles vivem no “agora” e lutam para lidar com todos esses “próximos” na vida. Você sente que muitas vezes está fora de sincronia com o relógio, com horários e agendas? Sempre atrasado ou disperso ou sem saber o que fazer com o horário limitado em seu dia? Se sim, você sabe que não é divertido sentir que está constantemente se permitindo e outros por perderem prazos e parecerem defender as datas das pessoas e compromissos. (Barkley, 2023)
É claro que os problemas de gerenciamento do tempo não são causados apenas pelo TDAH. Mas se você compartilhar alguns dos outros problemas descritos pelas pessoas acima, o TDAH pode ser o culpado. E se for, há muito que você pode fazer para mudar sua vida para melhor. Percorra rapidamente esta lista e marque cada pergunta que você responderia um “sim”.
☐ Você tem dificuldade de concentração?
☐ Você se distrai facilmente?
☐ Você se considera altamente impulsivo?
☐Você tem problemas para se organizar ou se manter organizado?
☐ Você se encontra incapaz de pensar com clareza?
☐ Você sente que precisa estar sempre ocupado fazendo muitas coisas, mas depois você não termina a maioria deles?
☐ As pessoas dizem que você fala demais?
☐ É difícil para você ouvir atentamente os outros?
☐ Você se intromete e interrompe os outros quando eles estão falando ou fazendo alguma coisa - e então desejo que você tinha pensado primeiro?
☐ Sua voz parece se sobrepor à de todas as outras pessoas?
☐ Você se esforça para chegar ao ponto em que está tentando dizer?
☐ Você costuma se sentir inquieto por dentro? ☐ Você se esquece de coisas que precisam ser feitas, mas não são urgente?
☐ Você acha que suas emoções são facilmente despertadas e expressas, especialmente sentindo-se impaciente, facilmente frustrado, chateado ou com raiva?
(Barkley, 2023)
Somente uma avaliação profissional poderá dizer com certeza se você tem TDAH. Mas quanto mais perguntas você respondeu “sim”, maior será a probabilidade de você ter esse problema. transtorno (Barkley, 2023). O que se posso dizer agora é que muitos dados científicos mostram uma associação entre reclamações como essas – e centenas de outras semelhantes – e TDAH em adultos. Os dados também nos dizem quão graves podem ser as consequências. O TDAH pode fazer as pessoas gaste seu salário em algo divertido agora - e nunca economize dinheiro suficiente para pagamentos de contas mensais ou anuais ou para férias, carro ou casa eles vão querer ainda mais amanhã do que a compra que parecia irresistível hoje. Pode fazer com que apostem tudo em um investimento que requer um pouco de paciência e pesquisa teria se revelado um risco ruim. Pode fazer você dizer e fazer todos os tipos de coisas você mais tarde se arrepende. E pode levar a muitas escolhas prejudiciais cada dia de sua vida envolvendo alimentação impulsiva e má nutrição, usar álcool e tabaco, ter maus hábitos de sono, envolver-se em sexo arriscado, direção inadequada e exercícios inadequados. Isso soa familiar? (Barkley, 2023)
Mas você pode estar pensando: não posso ter TDAH. Eu não sou hiperativo! Meu irmão (ou irmã, sobrinho, amigo de infância, colega de classe) tinha TDAH quando éramos crianças e ele ficava constantemente inquieto, inquieto, e “hiper”, sempre agindo como se fosse movido por um motor de alguma forma embaraçosa. Eu não sou assim. Uma das coisas que estamos começando a entender bem sobre o TDAH em adultos é que a hiperatividade é vista mais em crianças com o transtorno – mas geralmente diminui substancialmente na adolescência e na idade adulta. Muitas vezes a única coisa que é O que resta da hiperatividade em adultos com TDAH é aquela sensação de inquietação e a precisa se manter ocupado que você talvez conheça bem. Se você acha que pode ter TDAH, há bons motivos para procurar uma avaliação neuropsicológica:
✓ Estamos apresentando muitas respostas que podem ajudá-lo. O TDAH adulto esta se tornando bem compreendido pela ciência, mesmo que o distúrbio não tenha foi reconhecido em adultos por tanto tempo.
✓ Este distúrbio pode prejudicar você mais do que muitos outros problemas psicológicos— e isso pode machucar você todos os dias, onde quer que você vá. TDAH é mais limitante para mais pacientes em mais áreas da vida adulta do que a maioria dos outros distúrbios observados em ambulatórios de saúde mental. Se não for tratada, também pode levar a uma maior risco de mortalidade na meia-idade e uma expectativa de vida geral reduzida.
✓ E há muito mais ajuda para o TDAH do que para muitos outros transtornos que afetam os adultos – na forma de opções de tratamento eficazes e estratégias de enfrentamento. O TDAH é um dos transtornos psicológicos mais tratáveis.
O que sabemos sobre adultos com TDAH vem diretamente de fatos científicos:
• Dados coletados desde 1991 na Universidade de Massachusetts Medical School, onde foi instalada uma das primeiras clínicas dos Estados Unidos para adultos com O TDAH foi estabelecido em 1990
• Evidências de um estudo com 158 crianças com TDAH (e 81 sem TDAH) acompanhadas até a idade adulta, um dos maiores estudos desse tipo realizados antes de 2010
• Ainda mais dados de vários estudos realizados no Massachusetts General Hospital, onde outra clínica de TDAH para adultos foi estabelecida em torno do ao mesmo tempo que minha própria clínica, em 1990
• Evidências de mais de 100.000 artigos científicos e livros sobre adultos TDAH desde a última edição deste livro (2010)
Referência Bibliográfica
BARKLEY, Russel A. Vencendo o TDAH adulto: transtorno de déficti de atenção/hiperatividade. 2 ed. POrto Alegre: Artmed, 2023.