Blog

ansiedade_gerirgente

Ansiedade: o que é, sintomas e tratamento

Conforme DSM V (2010, p.189.),Os transtornos de ansiedade se diferenciam do medo ou da ansiedade adaptativos por serem excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento.

Eles diferem do medo ou da ansiedade provisórios, com frequência induzidos por estresse, por serem persistentes (p. ex., em geral durando seis meses ou mais), embora o critério para a duração seja tido como um guia geral, com a possibilidade de algum grau de flexibilidade, sendo às vezes de duração mais curta em crianças (como no transtorno de ansiedade de separação e no mutismo seletivo). Como os indivíduos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam, a determinação primária do quanto o medo ou a ansiedade são excessivos ou fora de proporção é feita pelo clínico, levando em conta fatores contextuais culturais. Muitos dos transtornos de ansiedade se desenvolvem na infância e tendem a persistir se não forem tratados. A maioria ocorre com mais frequência em indivíduos do sexo feminino do que no masculino (pro- —-porção de aproximadamente 2:1). Cada transtorno de ansiedade é diagnosticado somente quando os sintomas não são conseqüência dos efeitos fisiológicos do uso de uma substância/medicamento ou de outra condição médica ou não são mais bem explicados por outro transtorno mental.

Referência Bibliográfica

DSM 5. Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª Edição. Lisboa: Climepsi Editores. Baldwin, R.C. (2010).


Relacionados

Transtorno de Hipersonolência

Transtorno de Hipersonolência

Agorafobia

AGORAFOBIA: O QUE É, SINTOMAS E TRATAMENTO

imagem pre menstrual

Transtorno Disfórico Pré-Menstrual

Unimed logo

Psicólogo Unimed Online

Logo psicólogo Florianópolis  Unimed

Psicólogo Florianópolis pela Unimed