A Avaliação Psicológica é composta pela aplicação dos testes psicológicos e pela realização de entrevistas feitas individualmente. O resultado desta avaliação é fornecido através da elaboração de um parecer psicológico, cujo modelo é definido pela contratante, a partir da necessidade e prioridade da empresa.

Os tipos de documentos são:

 

Parecer Objetivo: Consiste da avaliação das aptidões testadas, expressa nas categorias Superior, Média Superior, Média, Média Inferior e Inferior e conclusão simples sobre o candidato considerado favorável ou não ao exercício da atividade proposta.

 

Parecer Analítico: Consiste da mesma avaliação e classificação descritas, mas a síntese das qualificações intelectuais é uma descrição mais detalhada dos aspectos de personalidade.

 

Parecer Mapeamento de Habilidades e Competências: O benefício da ferramenta Mapeamento de Habilidades e Competências Para o negócio está na possibilidade de conhecer as características, habilidades e atitudes de cada colaborador frente ao perfil da empresa como um todo e ao perfil do cargo ocupado. Com essa ferramenta, decisões criteriosas em relação à retenção e ao desenvolvimento dos colaboradores poderão ser implantadas de forma alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e das equipes.